PSICOTÉCNICO / EXAME PSICOLÓGICO NA PM
PSICOTÉCNICO / EXAME PSICOLÓGICO NA PM
A validade do psicotécnico / exame psicológico para ingresso e ascensão profissional nas instituições públicas, especialmente nos órgãos policiais e nas forças armadas, é um assunto muito debatido nos tribunais. Devem existir milhares de processos em andamento por esse Brasil afora.
Eu já fiz uma abordagem literária sobre a questão nos contos A morte do pracinha e Avance para águas mais profundas. Também já escreveram sobre o tema os blogs Diário de um PM-(Quem tem medo do psicotécnico?), Policiamento Inteligente-(Perfil do candidato PM. Como é feito nosso psicotécnico?) e o Blog Universo Policial, tendo este feito um modelo de recurso administrativo contra o exame.
Recentemente, depois de publicada esta postagem, respondendo a pergunta de um leitor, eu falei um pouco sobre como são aplicados os testes e quais são eles. Clique aqui para ler.
Apesar de ser um assunto há muito discutido, ainda hoje não existe jurisprudência pacífica sobre o tema. Muitos juízes consideram o psicotécnico um exame subjetivo, incapaz de avaliar se o candidato é verdadeiramente inapto para assumir as funções do cargo pretendido.
O STF - Supremo Tribunal Federal - já se manifestou sobre o assunto, emitindo a seguinte Súmula:
Súmula nº 686 - Só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público.
A Súmula 11 do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, aprovada pela 4º Câmara Cível, também delimitou critérios para a validade do psicotécnico:
11) É nula a exigência do exame psicotécnico para provimento de cargos públicos, sem previsão legal, critérios objetivos mínimos e direito a recurso administrativo previsto em edital.
Quando se fala em previsão legal, é imprescindível ressaltar, de plano, que Editais, Resoluções ou Regulamentos não são Leis e não têm força de Lei. Leis são normas aprovadas por representantes do Poder Legislativo, eleitos por sufrágio universal de votos, e, portanto, representam a vontade do povo. Editais, Resoluções e Regulamentos são deliberações, ordens e despachos expedidos por administradores do Poder Executivo e podem ser mudados por eles próprios a qualquer momento.
Você também encontra alguns artigos técnicos abordando a questão do psicotécnico em sites como o Jus Navigandi e Consultor Jurídico. Se você acessá-los, faça uma pesquisa no sistema de busca do próprio site.
A jurisprudência sobre a exigência do psicotécnico nos concursos públicos é abudante e, às vezes, contraditória. Alguns sites do Poder judiciário permitem consulta há casos julgados. Se você quiser saber mais detalhes sobre a jurisprudência e sobre questões legais sobre o assunto, clique nos links abaixo e, quando a página abrir, escreva palavras ou expressões como: psicotécnico, psicotécnico em concursos públicos, exame psicológico para concursos, psicoteste, etc. Links:
1 - STF - Superior Tribunal Federal:
http://www.stf.gov.br/portal/jurisprudencia/
2 - STJ - Superior Tribunal de Justiça:
http://www.stj.gov.br/SCON/pesquisar.jsp?b=ACOR&livre=
3 - TJSC - Tribunal de Justiça de Santa Catarina:
http://www.tj.sc.gov.br/jur/jurisprudencia.htm
4 - TJMG - tribunal de Justiça de Minas Gerais:
http://www.tjmg.gov.br/juridico/jt_/index.jsp
http://www.tjmg.gov.br/juridico/jt_/juris_resultado
Se você está em busca de um modelo de recurso administativo contra o exame, clique aqui.
Se para o civil contra-indicado no psicotécnico já deva ser difícil aceitar a validade do exame, imaginem para o já militar ou policial quando é reprovado num exame psicológico exigido para ascensão na carreira. Afinal, o exame deveria avaliar as condições mínimas para exercer o cargo ou a atividade pretendida.
Por exemplo, é estranho que um soldado ou outro militar de qualquer graduação, que tem porte de arma, que trabalha diretamente com a comunidade, seja reprovado num exame psicológico para o CFO - Curso de Formação de Oficiais - sob a alegação de que tenha dificuldade para estabelecer contato interpessoal ou que tenha descontrole emocional. Se o teste fosse realmente objetivo, esse militar deveria ser afastado do serviço operacional, contudo, não é isso que se vê. O policial militar é contra-indicado e, mesmo assim, continua exercendo o serviço operacional, trabalhando diretamente com a comunidade, portando armas de alto poder de fogo.
Infere-se, portanto, que a própria corporação não acredita na validade e objetividade do exame. Ou, se acredita, está sendo negligente e omissa em deixar o policial militar trabalhando na rua sabendo que provavelmente ele pudesse ter traços de personalidade incompatíveis com a profissão, isto é, sabendo que o policial militar representasse um risco potencial para a sociedade.
Para finalizar, transcrevo abaixo trechos do processo de nº 1.0024.06.989374-1/005(1) do TJMG - Tribunal de Justiça de Minas Gerais -, que teve decisão unânime dos desembargadores, dando ganho de causa a um soldado que foi contra-indicado no exame psicológico para ingresso no CFO da PMMG:
|
Número do processo: |
1.0024.06.989374-1/005(1) |
(…) Se o Edital do certame indica como objetivo do teste psicológico verificar as características psicossomáticas incompatíveis com o exercício da atividade ou serviço de natureza Policial Militar e, no caso concreto, o Concursado para o cargo de “2º Tenente” já exerce ditas atividades, pois, soldado da corporação, que inclusive atesta a ausência de punições em seus assentamentos, o laudo pericial que conclui pela sua aptidão e higidez psicológica somente corrobora a fragilidade e impossibilidade de prevalência do resultado da junta psicológica que concluiu pela inaptidão do concorrente.
(…) Compulsando os autos, observo que o Autor se submeteu a Concurso Público para o cargo de 2º Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais, oportunidade em que obteve aprovação em todas as etapas, sendo, entretanto, eliminado no exame psicológico.
Ocorre que, junto com a peça vestibular, foi colacionado laudo psicológico (fls. 46/47-TJ), realizado por profissional particular, que concluiu pela sanidade mental do concursado, o qual foi corroborado pelo laudo pericial de fls. 155/161-TJ que, aplicando os mesmos testes feitos pela banca de psicólogos do certame, também inferiu que:
“A partir do exame realizado pode ser constatado que o probando não apresenta contra-indicação para exercer as atividades militares no CFO, tendo em vista os critérios estabelecidos no Grupo XVI do Anexo E da Resolução 3692, de 19 de novembro de 2002″ (fls.157-TJ).
(…) Ora, se o Requerente, desde 22.04.2002, exerce atividade ou serviço de natureza Policial Militar, pois soldado daquela instituição, “não constando punições em seus assentamentos” (fls. 45-TJ), resta fragilizado o resultado da junta de psicólogos do concurso, que entendeu como inapto o concursado, notadamente, porque, no caso em debate, após os laudos particular e judicial, acrescido da certidão de fls. 45-TJ, seria contraditório que a Polícia Militar entendesse apto, psicologicamente, o Suplicante para ocupar o cargo de “Soldado” e inapto para o exercício de “2º Tenente”, uma vez que ambos os cargos desempenham atividades policiais.
Aliás, sobre a questão, são os precedentes desta eg. Casa de Justiça, como se constata dos arestos adiante colacionados:
“ADMINISTRATIVO - CONCURSO PÚBLICO - CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA PÚBLICA (CTSP) - POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS - EXAME PSICOTÉCNICO - LEGALIDADE - CASO ESPECÍFICO - PROVA PERICIAL - CAPACIDADE PSICÓLÓGICA CANDIDATO ATESTADA - PROCEDÊNCIA DO PEDIDO. Os exames psicotécnicos, desde que previstos em lei, e revestidos de publicidade, recorribilidade e objetividade, não encontram óbice no ordenamento jurídico pátrio. Realizada prova pericial nos autos atestando a plena higidez psicológica do candidato, aliada à posterior aprovação em novo certame da PMMG, razão não há para impedi-lo de prosseguir nas demais fases do concurso. Em reexame necessário, confirma-se a sentença, prejudicado o recurso voluntário” (3ª CC, Apelação Cível nº 1.0024.04.318676-6/002, Rel. Des. KILDARE CARVALHO, j. 26.10.2007).
“ADMINISTRATIVO - CONCURSO PÚBLICO - PMMG - TESTE PSICOTÉCNICO - LAUDO DE PERÍCIA JUDICIAL CONCLUSIVO QUANTO À APTIDÃO PSICOLÓGICA DO CANDIDATO - NULIDADE DO ATO ADMINISTRATIVO. Constitui exigência legal, para matrícula no Curso de Formação da PMMG, a aprovação no exame psicológico. Contudo, diante das conclusões da perícia judicial, realizada com a observância do contraditório e ampla defesa, no sentido de que não foram identificados elementos para a contra-indicação do apelado no teste psicotécnico, forçoso garantir-lhe o direito de ingressar no Curso Técnico em Segurança Pública, estando o mesmo apto para o exercício das funções do cargo de policial, caso aprovado nas demais fases do certame” (1ª CC, Apelação Cível nº 1.0024.04.324649-5/003, j. 21.02.2006).
“CONCURSO PÚBLICO - CONTRA-INDICAÇÃO EM EXAME PSICOLÓGICO - MILITAR CANDIDATO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS - ANTERIOR APROVAÇÃO NO MESMO EXAME - PERÍCIA JUDICIAL REFUTATÓRIA DA CONTRA-INDICAÇÃO - CONSEQÜENTE HABILITAÇÃO PSICOLÓGICA DO CANDIDATO AO INGRESSO NO CURSO. Se o militar candidato ao Curso de Formação de Oficiais foi contra-indicado em exame psicológico (embora nele já aprovado em exame anterior, quando ingressou na carreira militar), e se, posteriormente, em nova perícia de cunho psicológico, determinada em juízo, não se confirmou a conclusão de contra-indicá-lo, impõe-se reconhecer sua higidez psíquica, para freqüentar o referido curso” (4ª CC, Apelação Cível nº 1.000.00.251470-1/000, Rel. Des. HYPARCO IMMESI, j. 06.03.2003).
Lado outro, observo que não tenho por violado, na espécie, os princípios da Administração Pública, previstos no “caput” do art. 37 da Constituição da República, mormente quanto aos demais candidatos que foram reprovados nos testes psicológicos, eis que no Estado Democrático de Direito é garantido a todos o acesso à justiça para a defesa de seus interesses.
Com tais considerações, confirmo, integralmente, a sentença fustigada, no reexame necessário, de ofício, por seus próprios e jurídicos fundamentos, prejudicado o recurso voluntário. (…)
Para ler todo o processo, clique aqui.
Tags: contra-indicado, exame psicológico, inapto, jurisprudência, pmmg, processo, psicotécnico, psicoteste
junho 7th, 2008 at 17:50
Nos últimos anos por aqui já houve concurso para o CFO sem psicoteste, outro com o teste sem caráter eliminatório, além de em um concurso mais de 50% dos candidatos terem sido inaptos na primeira avaliação… Enfim, parece algo ainda incerto mesmo.
junho 7th, 2008 at 19:21
Amigo pracinha aqui em Brasília o psicotécnico é regulamentado por lei desde 2004…por isso os recursos e processos oriundos de psicotécnico estão sendo julgados improcedentes…
Até 2003 quem entrava na justiça por questões de: altura, psicotécnico, exame toxicológico e idade estava ganhando por falta de norma jurídica que abarcasse tal exigência nos editais…depois da criação da lei, em sua maioria, quem está recorrendo a justiça está perdendo…
junho 7th, 2008 at 19:23
Lembro apenas que não sou defensor do psicotécnico, estou apenas esclarecendo alguns fatos..r.srs
junho 8th, 2008 at 14:11
À vezes, eu tento me colocar no lugar dos outros. Isso se chama empatia. Fico pensando na pessoa que tinha o sonho de ser policial, ou estudou muito para crescer na carreira e que, pela contra-indicação num exame psicológico, teve o sonho frustrado. Vou dar um exemplo do meu Estado. No concurso de provimento ao CFO 2008 da PMMG, concurso que teve uma relação de mais de 200 (duzentos candidatos por vaga), 11 (onze) policiais militares, após serem aprovados em todas as etapas, foram contra-indicados no exame psicológico. Eu repito, 11 (onze) policiais militares, sendo 04 (quatro) sargentos e 07 (sete) soldados. E, pasmem-se, o edital dizia que o exame psicológico tinha o objetivo de verificar se o candidato apresentava características psicológicas imcompatíveis com o exercício da atividade ou serviço de natureza policial militar. Ora, esses onze policiais contra-indicados já não exerciam atividade ou serviço de natureza policial militar? Outra coisa muito estranha: no despacho dos recursos administrativos dos candidatos contra o exame psicológico, a comissão composta de psicológos emitiu o seguinte parecer: no mérito, a Comissão de Recursos, devidamente nomeada para este fim e após análise dos recursos interpostos pelos candidatos, emitiu parecer ratificando a contra-indicação desses, para ingresso na PMMG. Vocês prestaram atenção na expressão ingresso na PMMG. Ora, os 11 (onze) policiais militares contra-indicados já pertenciam à PMMG, já tinham ingressado na PMMG. Outra coisa, os 11 (onze) policiais militares não foram afastados de suas funções. Do meu ponto de vista, caberia até um processo contra o Estado por danos morais. O que eu quero dizer com tudo isso… Quero dizer que o resultado do psicotécnico muitas vezes deixa dúvidas quanto a sua eficácia; que não podemos brincar com o esforço e o sonho das pessoas; que o exame não pode ter nenhum erro; que ninguém pode ser contra-indicado sem que o examinador tenha plena certeza da inaptidão do candidato para o cargo. Estamos falando de pessoas, de sonhos, de esforço. Para se contra-indicar alguém no psicotécnico, o exame tem que ser eficiente em 100%. Será que é? Não se pode brincar com a vida das pessoas, com suas aspirações, com seu esforço. Se o psicotécnico tiver 1% de erro, é um 1% de candidatos que tiveram tolhidos seus sonhos.
Para não fazer pré-julgamentos, prefiro nem adentrar na questão de possíveis favorecimentos que possa haver. Deixo para a consciência de cada um.
Lembremos que nós também “temos telhados de vidro”, que poderíamos ser um dos onze contra-indicados no concurso ao CFO 2008 da PMMG ou em qualquer outro concurso. Saudações!
junho 9th, 2008 at 10:03
Meu amigo PRACINHA. de uma olhadinha la no blog. veja lá a historia do sargento psiquiatra. é engraçado demais….
junho 9th, 2008 at 16:01
Aqui na Bahia não são poucos os casos de incoerência nas decisões relativas aos psicotestes. Mas que, observando alguns casos, há certa consistência no exame, há.
junho 10th, 2008 at 11:54
Danillo Ferreira, e se vc fosse vítima de uma dessas incoerências? Já pensou nisso? Os militares que entraram na minha corporação com liminar não me parecem nem um pouco diferente dos demais. Se o psicotécnico fosse tão eficiente, não teriam tanto policiais militares internados em clínicas psiquiátricas. Aqui no meu Estado, pelo que dizem, a PM é a maior “fornecedora” de pacientes para as clínicas psiquiátricas. Existe até uma lenda que, em certa ocasião, numa dessas clínicas, quando da chegada de um superior hierárquico (oficial) para ser internado, houve até troca de comando, com direito a entrada em forma dos pacientes militares e inclusive discurso dos antigos e novos comandantes do grupamento de pacientes militares. Mas isso deve ser lenda.
junho 17th, 2008 at 1:36
Olá pessoal,
Primeiramente, parabéns pelo blog e pelo artigo, achei o blog por acaso, e era justamente o que eu estava procurando.
Bem, sei que o colega Danillo deve ter seus motivos para defender o psicotécnico, mas estou passando justamente passando por esta situação agora, e gostaria de compartilhar um pouco com vocês.
Após muito esforço, consegui a aprovação em 26° lugar no último concurso para o CFOPM daqui da Bahia, numa seleção que teve quase 5000 candidatos.
Posso dizer que muito gratificante a aprovação, afinal é o reconhecimento do seu esforço por noites de estudo perdidas. Mas, agora imaginem como o indivíduo se sente ao ver seu nome sumariamente riscado da lista de aprovados, onde ele lutou tanto para estar, após ser divulgado o resultado de um exame psicotécnico, o qual nem sabemos o quão quão objetivo e confiável o mesmo pode ser considerado.
Obviamente, me senti lesado ao ver que, por tão pouco, fui excluído do certame sem ao menos saber exatamente o porquê. Tanto que, juntamente com outros 9 companheiros (inclusive um colega que está no curso de soldado, tendo sido aprovado neste psicoteste), impetrei um mandado de segurança cuja liminar já foi deferida, e estamos somente aguardando o posicionamento da polícia militar, esperando que tal questão se resolva a nosso favor.
Mas, mesmo tendo sido amparados pela justiça (pelo menos em primeira instância), digo que é extremamente desgastante mover um processo destes, pois além dos gastos com advogados e com exames médicos que provavelmente terão de ser refeitos devido ao prazo de validade, ao atraso para iniciar o curso a que seremos submetidos (chegando 15 ou mais dias após os outros já terem se alojado), o que na minha opinião por si só já leva a uma discriminação (no sentido de separação) por parte da academia, explicitamente contrária ao texto contido na liminar expedida pelo juiz, e à incerteza que envolve o aluno nesta situação, uma vez que o mesmo está “sub judice”, sendo possível que este tenha que abandonar o curso em pleno andamento, caso a liminar seja derrubada.
Enfim, estamos lutando na justiça para fazer valer os nossos direitos. Sem dúvida, esta é uma uma questão bastante complexa,e que deve ser discutida e revista com cautela, para que não venha prejudicar mais candidatos, que podem estar sofrendo injustiças com exames mal feitos, tampouco permitir a entrada de pessoal despreparado nas corporações que fornecem segurança para sociedade.
Um abraço a todos!
junho 17th, 2008 at 14:56
Obrigado pelo comentário e pelo “testemunho”. Concordo com tudo que você disse. Recomendo que você leia dois contos que eu fiz sobre o tema:
1 - A morte do pracinha
2 - Avance para águas mais profundas.
Já ouvi dizer que os advogados cobram em torno de R$ 3.000,00 para dar início no processo. É um valor e tanto. Deve ser muito ruim estar “sub judice”, sabendo que a liminar pode cair a qualquer momento. Daqui de longe, torço para que você ganhe a ação judicial.
Saudações!
junho 27th, 2008 at 11:32
Amigos, já fui agente de polícia civil em Alagoas e estava fazendo academia também para agente no Maranhão quando vi o resultado no psicodoido me consideranto inapto ao cargo de escrivão para a polícia civil de Santa Catarina. Bom, entrarei judicialmente, já que meu recurso administrativo foi negado e por isso, estou atrás de jurisprudência que possa ajudar em minha defesa. Alguém poderia citar links, artigos ou sites neste sentido ?
Grato e no aguardo.
mnogueiramiranda@hotmail.com
junho 27th, 2008 at 12:01
Márcio Miranda, é importante que você contrate um bom advogado para entrar com uma ação judicial contestando o resultado do exame. Se você já quiser ingressar no curso, o advogado deve ajuizar a ação com pedido de tutela antecipada ( mandado de segurança / liminar ).
Com relação à jurisprudência, voçê vai encontrar isso nos sites do Poder Judiciário, selecionando a opção jurisprudência, e digitando, por exemplo: psicotécnico, exame psicológico, psicoteste, etc. Você verá que o psicotécnico é ainda muito discutido e não existe jurisprudência pacífica. Devem existir milhares de casos já julgados ou aguardando solução. Segue abaixo alguns links:
1 Jurisprudência do STF - Superior tribunal Federal:
http://www.stf.gov.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp
2 - Jurisprudência do STJ - Superior Tribunal de Justiça:
http://www.stj.gov.br/SCON/jurisprudencia/toc.jsp
3 - Jurisprudência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina:
http://tjsc6.tj.sc.gov.br/jurisprudencia/PesquisaAvancada.do
4 - Jurisprudência do TJMG - Tribunal de Justiça de Minas Gerais:
http://www.tjmg.gov.br/juridico/jt_/index.jsp
Espero ter ajudado. Saudações!
julho 6th, 2008 at 18:59
Caros amigos:
Gostaria, de cientifiá-los, que tive a oportunidade de acompanhar um concurso de delegado de Policia Rj, um jovem inteligente foi reprovado no psicoténico, entrando com ação na Justiça, foi nomeado, e hoje é um dos melhores delegados da capital, em conhecimento, sendo homem equilibrado, e conheço outro que passou no psicotécnico, um desequilibrado, pesso nociva a sociedade, jamsis poderia ser policial.
Portando, pelo conhecço de exame psicoténico, este não avalia ninguém que quer assumir função Pública, quer na área de segurança ou outras áreas do Estado Democratico de Direito. Vejo sim que o candidato, terá uma saúde boa, fisica, e se passou numa bateria de provas, porque julgá-lo inapto em exame psicotécnico. quem é um psicólogo, para analizar um futuro de um servidor Público, porque às vezes na hora da prova está um pouco nervoso, por fatores externos antes de chegar no local da prova, ou mesmo no âmbito da subjetividade. Nunca perdi em exame psicoténico, mas tenho vários colegas, grandes homens que um psicólogo, tirou o prazer daquele cidadão exercer sua função. Portando, entendo que a psicologia deverá ser aplicada em outros casos ,. não em c oncursos.saudações a todos.
julho 10th, 2008 at 1:14
Fraude em concurso da PM de SC.
ola,adorei o blog era exatamente o q eu estava procurando.
Rodei no psicotecnico da PM de SC.
Fui durante 2 anos militar da aeronautica, nunca tive alterações, mas participei de muitas situações que PMs nunca passaram algumas envolvendo até mortes.
Sempre quiz ser militar! Realizei meu sonho ao entrar para a aeronautica, mas eu ainda não estava estabilizado, então prestei concurso para a PM, no meio de 700 candidados fiquei em 39º, passei nos testes de saúde, fisico, o psicotecnico era o ultimo, ” alem de mim tambem rodaram 4 candidados que eram oficiais temporarios do exercito e que ja haviam passado no mesmo teste antes.
O teste era as 8:00 hrs da manha, um coronel estava la antes do teste conversando com os psicologos i com o coordenador do concurso, esse coronel é casado com uma tia minha i meu primo que é enteado dele iria fazer o teste, mas para meu primo entrar teriam que cair 9 candidados em nenhuma cidade cairam 9 candidados, mas aqui cairam i o coronel disse que foi la para renovar seu porte de arma, mas o teste foi realizado em uma faculdade e não em um quartel, cidades que ofereciam 48, 56, 68 vagas cairam 3, 4 no maximo 5 candidados, aqui eram 24 vagas e cairam 9, entrei com um mandado de segurança que ainda não foi julgado e o curso ja começou.
Tive uma entrevista de devolução do porque rodei i o psicologo me disse que eu não entrei por pouco, disse que fui bem em todos as perguntas do teste e que o psicologo disse que eu seria um bom policial mas na hora de me indicar ele disse não, i falou que teste psicologico se vc fizer agora i refizer em cinco minutos o resultado sera outro, axo que para ser pm não vai ser uma entrevista de 5 minutos que vai disser que você é louco.
se possivel responda.. obrigado
julho 10th, 2008 at 10:41
Aqui na Paraiba, muita gente já recorreu do resultado negativo do psicotécnico e ganhou na justiça.
julho 12th, 2008 at 17:40
Dr. Marcionilo, fiquei muito feliz com a participação do senhor no blog do pracinha. Foi muito bom ter a opinião de um advogado. O blog estará sempre aberto aos seus comentários. Saudações!
julho 12th, 2008 at 17:42
Pracinha seu bloque é campião.
sabemos que todas pessoas, vive de informações, eu também necessito de alguma orientação, sempre que chegamos diante dce um obstáculo,Veja, fiquei 30 anos na polícia civil RJ, sou aposentado, aprendi manusear o código penal e código de processo penal, estou advogando desde 2003, na área criminal, mas convive com fatos diversos por 30 anos, por isso escolhi, o ramo do direito penal, onde consigo me dedic ar com maior facilidade,
Todavia, ainda já c ansado, não desisto de viver, ler, estudar, porque me julgo útil na sociedade, um velho novo, ainda vou fazer várias pós graduações. Pracinha, já consegui com meus esforços fazer uma pós em Direito Público, agora estou fazendo outra em Direito Penal e Processo Penal, e não vou parar, porque sempre é tempo de inovar conhecimentos, por isso , dei minha posição sobre o teste psicotécnico em concursos, em outras áreas, acredito, que possa ter alguma validade, mas a títuloa de orientação e não como reprovação, porque todos nós temos sonhos, e devemos repeitar os sonhos, privacidade, e vontade de todos, assim disse Jesus, não julguei para não ser julgado, com a medida que mdires, serei medido.
Portando, um psicólogo, embora uma pessoa culta, não pode opinar pelo destino de uma pessoa que estuda outras matérias, é aprovado, pelo seu conhecimento, e pelo um simples teste, muda o rumo de vida e tira o sonho de um sonhador,.
esta minha posição é também do STJ, de algums ministros do Superior Tribunal de Justiça, o teste de caráter subjetivo, não é valido, terá que c onstar do edital, inc lusive seu conteúdo.
C ordiais/SAUDAÇÕES. Marcionilo/advogado/criminalista, rj.
julho 13th, 2008 at 11:19
[...] Sobre o exame psicológico, leia também: Avance para águas mais profundas e Psicotécnico / exame psicológico na PM. [...]
julho 13th, 2008 at 11:23
Gean, o jeito é entrar com recurso. Se aí em SC tiver direito a recurso administrativo, é importante que vc contrate uma psicóloga para embasar sua defesa. Não tendo, vc tem que contratar um advogado, ou conseguir um na defensoria pública, e entrar com uma ação contra o Estado. Vc pode tentar a tutela antecipada (liminar) ou entrar com uma ação ordinária, a qual lhe garantirá a vaga no próximo curso se vc ganhar a ação. Dou-lhe a dica para se orientar com um advogado, em especial algum que tennha especialização nessa área. Desculpe pela demora. Saudações!
julho 16th, 2008 at 22:08
ola pracinha ..ja entrei com uma liminar, não sei exatamente o que disser sobre teste psicologico, pois afinal como uma pessoa pode ser considerada inapta por ter feito um desenho de uma arvore, sera que existe um desenho de arvore de uma pessoa i de uma casa que se o psicologo olhar ele dira que vc é apto, pq desenhos ou riscos com lapis variam de pessoa pra pessoa.
ninquem desenha igual, mesmo assim com desenhos diferentes uns dos outros pessoas são dadas como inaptas i outras como aptas, afinal qual é a forma de jugar, um desenho ou um rabisco, ele desenhou feio é inapto, não se pode aceitar isso, sabendo que vc perdeu horas de sono para estudar….
julho 22nd, 2008 at 14:49
Pracinha, eu também me identifiquei com a história. Também fui contra-indicado no exame psicológico para ingresso no CFO da PMMG. A psicológa afirmou que eu apresentava descontrole emocional e não tinha automotivação. Pracinha, por ser militar, eu não posso me referir de modo depreciativo à psicológa que me contra-indicou, visto que ela é tenente, nem contra a objetividade do exame. Diante disso, vou simplesmente apresentar os fatos.
Sobre não ter automotivação. Fato: Antes do exame, fui agraciado com o prêmio de Destaque Operacional do Ano. Algum tempo depois do exame e do resultado, fui agraciado na Cia a qual pertenço com o prêmio Destaque Operacional do Mês. Na minha ficha, constam muitas recompensas, e nenhuma punição. Alguém que não tem automotivação passa num concurso com mais de 200 candidatos por vaga? Nem cursinho preparatório eu fiz, estudei em casa. Nunca estudei numa escola particular.
Sobre o descontrole emocional. Fato: Estranho uma pessoa ter descontrole emocional e trabalhar na rua, atendendo à comunidade, portando armas de fogo. Eu fui aprovado no psicotécnico para tirar carteira de motorista, para ingressar na PM e para adquirir arma de fogo pelo plano da PM. Uma psicológa da própria PM disse que eu não tinha nada que me impedisse de comprar arma de fogo e de portá-la comigo. Como uma pessoa com descontrole emocional pode portar uma arma de fogo?
Pracinha, lógico que eu entrei com uma ação na Justiça. Na verdade, quando eu soube que tinha sido contra-indicado, eu nem pensei em entrar com uma ação. Pensei simplesmente em tentar o concurso no ano seguinte, tendo em vista o preço cobrado pelos advogados para cuidar do caso (R$ 3.000,00). Eu não tinha esse dinheiro; tive que dividir/parcelar e estou pagando até hoje. Eu iria ter um filho este ano, mas, devido às prestações do advogado, eu e minha esposa adiamos o sonho.
O que me fez entrar com a ação foi a entrevista de devolução com a psicológa que me contra-indicou. Foi o mesmo sentimento que o pracinha sentiu: desolação, falta de perspectiva… Imagine alguém te falando que você não tem controle emocional nem automotivação, e você não poder fazer nada. Imagine você nem poder pegar nos laudos, não poder tirar cópia dos laudos para fazer seu recurso administrativo.
Até hoje eu não consigo esquecer as palavras da psicológa:
- Você não tem automotivação!
- Você tem descontrole emocional!
Pracinha, minha família também torceu muito por mim, especialmente minha esposa e meus pais.
Pracinha, eu também queria dar uma vida melhor à minha família. Achei que conseguiria isso na corporação através do meu esforço. Ledo engano!
Pracinha, você não sabe o desejo que eu tenho de ler o laudo, coisa que não me foi permitido. Queria pegar naquele laudo e ler linha por linha…
julho 22nd, 2008 at 17:17
José Ricardo, obrigado pelo testemunho. Espero que mais pessoas narrem suas histórias e falem sobre o que acham sobre o psicotécnico.
Gen, concordo com você. É impossível definir a personalidade de alguém através de rabiscos. O psicotécnico me parece muito subjetivo. Em Minas, 04 sargentos foram reprovados no concurso CFO PM 2008. Estranho, não? Quanto a favorecimentos, eu não duvido que existam… Mas o que a gente pode fazer? O único jeito é entrar na Justiça.
agosto 3rd, 2008 at 9:48
Gostaria de saber do Aderivaldo Cardoso qual é a lei que regulamenta a questão dos psicotecnicos no DF. Não sou advogada mas até onde sei esta ainda é uma coisa meio controversa. Aparentemente não há um controle do SUS sobre os testes e isto invalidaria os exames.
agosto 4th, 2008 at 12:11
Eu fui considerado inapto 3 vezes, pela junta de psicologos da pm de são paulo.Fui soldado temporario da pm de são paulo fazendo uma escola de 4 meses .Eu era sujeito ao mesmo procedimento militar que os policiais efetivos.Sou vigilante a 4 anos trabalho armado em local com aglomeração de pessoas e não sei porque sou considerado inapto.Se tiver alguém que possa me orientar se tem alguma chance com mandado de segurança.
agosto 4th, 2008 at 12:56
Adriana, a validade e exigência do psicotécnico para ingresso e ascensão em cargos públicos realmente é algo muito controverso. Não existe jurisprudência pacífica sobre a questão. O que existe de concreto é a Súmula 686 do STF ( Supremo Tribunal Federal ), que preceitua:
Súmula nº 686 - Só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público.
Sobre a lei que regulamenta o psicotécnico no DF, estou entrando em contanto com o Aderivaldo ( http://aderivaldo23.wordpress.com/ ) para saber. Em breve lhe darei a resposta.
Sobre o controle do SUS, eu nunca li nada a respeito de que este órgão deveria fiscalizar os testes. Por isso, eu não acho que seriam invalidados se não fossem controlados pelo SUS.
Higor, não existe outra saída a não ser entrar com uma ação judicial. Quanto à chance, eu diria que é de 50%. Procure se orientar com um advogado que já tenha atuado numa causa semelhante.
Saudações a todos!
agosto 5th, 2008 at 17:49
[...] Psicotécnico / exame psicológico na PM. [...]
agosto 8th, 2008 at 10:04
Pracinha, parabéns, há alguns dias eu venho pesquisando sobre esse tema e posso dizer com toda certeza que seu blog é o melhor. Bem eu já passei pelo teste físico da PM de PE e vou a Recife na próxima semana (21/08/2008)
para fazer o pisicotécnico,e depois de ver tantos depoimentos do pessoal,estou com um pouco de receio, por isso lhe pergunto, como são os tais testes que são aplicados? e como devo proceder ?desde já obrigado!!!
agosto 8th, 2008 at 11:17
Eduardo, normalmente o modo e as técnicas de aplicação dos testes estão consignados no edital do concurso. Por exemplo, o último edital do concurso ao CFO de Minas Gerais prescreveu que “o exame psicológico consistirá na avaliação objetiva e padronizada de características cognitivas e de personalidade dos candidatos, mediante o emprego de técnicas científicas. Poderão ser utilizados testes, questionários, inventários, anamnese, dinâmicas de grupo, testes situacionais e procedimentos complementares.”
Ou seja, o edital não definiu absolutamente nada; não dá para saber como será o psicotécnico. Se será entrevista (anamnese), dinâmicas de grupo, questionário… ou tudo isso.
Mas, para lhe ajudar, vou falar um pouco sobre os testes que eu já fiz.
A - Dinâmica de grupo: Quando eu fiz esse teste, foi pedido que cada candidato se apresentasse e falasse um pouco sobre um tema que foi apresentado pelas psicólogas. O tema era relacionado a algo sobre o trabalho da polícia ou sobre segurança pública. Portanto, procure se informar sobre esses assuntos.
B- Anamnese: É uma entrevista, que pode ser individual ou em grupo. É o tipo de avaliação que é mais contestado pela Justiça, em razão de sua clara subjetividade, visto que normalmente é aplicada por apenas uma psicóloga, a qual pode fazer um laudo falando o que quiser sobre você. Link para pesquisa:
A Entrevista psicológica e suas nuanças
C - Testes: São teste como o de QI - quociente de inteligência -, de motricidade, ou o famoso PMK (o teste dos riscos, bem semelhante àqueles que são feitos para tirar carteira).
Como é o teste PMK? Numa folha, existe o início de uma forma ou linhas geométricas (círculo, duas linhas em direções opostas, quadrado, etc.). No começo, você tem que ficar passando a ponta do lápis sobre a linha. Até aí é fácil. Depois, a psicológa de alguma forma tampa sua visão e você continua (ou tenta) passar a ponta do lápis sobre a linha ou a continuar o desenho. São várias folhas, com várias formas geométricas. Algumas vezes você tem que fazer o risco do início ao fim da folha, fazendo formas semelhantes à já impressa. Segundo os doutos psicólogos, esse teste consegue desvendar toda sua personalidade. Se você não tiver boa coordenação motora, você tá fudi…, porque vão te acusar de ser violento, louco varrido, alcoólatra, descontrolado. Eu já quebrei o punho e tenho pouca coordenação com uma das mãos. Então, é lógico que eu fico prejudicado nesse teste. Link para pesquisa:
Estudo abordando o teste Bender e PMK
Veja a foto da mesa de aplicação do PMK
Saiba mais sobre o teste PMK e outros em:
Visão geral de testes psicológicos
D - Questionário: Normalmente é escrito. São muitas perguntas, e sobre variados temas. Vida familiar, escolar, profissional, financeira, suas amizades, seu relacionamento com colegas, etc., etc.
Tome cuidado com as pegadinhas. Eles costumam repetir a pergunta, só que de forma diferente. Exemplo:
Você ingere bebida alcoólica?
Qual seu comportamento quando ingere bebida alcoólica?
Você bebe socialmente?
Link para pesquisa:
Psicologia e trabalho - Teste psicotécnico
Espero ter ajudado!
agosto 8th, 2008 at 15:52
Pracinha, obrigado pelas informaçõe!!!!!!!!!
agosto 10th, 2008 at 2:28
Desculpe-me pessoal, mas só hoje vi essa discussão.
No DF a lei que regulamenta o psicotécnico é a 11.134 de 2005. Ele uma lei federal que alterou nosso estatuto. Além do psicotécnico também normatizou a altura e a idade.
abraço
agosto 11th, 2008 at 19:14
valeu pelas dicas, estou perto do meu exame e estou um pouco preocupado com o que vem pela frente. Mas vc tirou algumas dúvidas. VALEU!!!
agosto 17th, 2008 at 8:15
pracinha meu processo esta na justiça, essa semana será julgado se serei ou não policial, na entrevista do pq eu rodei em tal teste, oq o psicologo me falou axo q ele falou para todos os outros candidatos inaptos…pois ele só me elogiou, e disse q eu não entrei por pouco i pq não fui indicado, antes do teste o psicologo disse q não tem como estudar para esse teste e q não adianta ir a um psicologo, na entrevista do pq rodou ele falou para um garoto que o mesmo tinha rodado pq sabia o q irria cair no teste, pergunto a você de que adianta vc saber o q vai cair no teste se é um teste q não da para estudar segundo o proprio psicologo, i tambem não é um teste de perguntas e respostas, no teste tivemos que desenhar uma casa, pessoa i uma arvore, fazer varios riscos de mesmos tamanhos e distancias, i entrevista, ou seja não adianta nada vc saber oq vai cair no teste o cara foi super bem no teste mas devido ao fato de ”ele saber o q irria cair no teste” foi dado como inapto…………..
pracinha te faço duas perguntas:
o fato de eu ja ter rodado uma vez neste teste pode me complicar em outro teste por qualquer motivo que seja pois o psicologo perguntou se eu ja havia rodado em teste psicotecnico??????????
se um oficial ou militar de qualquer patente dizer que um candidato não pode ser PM, esse candidato mesmo indo bem nos testes, corre o risco de rodar no teste, pq um militar falou ?????????
agosto 18th, 2008 at 14:27
Gean, pode atrapalhar, pois a psicológa já vai te avaliar com um certo “pré-conceito”.
Se um oficial (***) disser que vc não pode ser um PM, se a psicóloga for medrosa ou corrupta, sim, vc vai ficar prejudicado. Talvez a psicóloga tenha medo de perder o cargo, ou perder alguma vantagem. Talvez ela possa ter medo de ser transferida, etc. Ou, de alguma forma, ela possa se sentir pressionada.
agosto 19th, 2008 at 21:41
Pracinha, suas informacões são de grande valia.
Estou participando de um concurso e a próxima etapa é o psicológico, fico um pouco preocupado, pois tb acho o teste subjetivo.
Conversei com uma amiga que é psicóloga e ela disse para que eu fique tranquilo e seja eu mesmo que vai dar certo, segundo ela tenho as características que são pedidas no edital. O problema é que depois de tanto estudo, dedicacão e espera, o nervosismo é inevitável e talvez incontrolável.
Como eu sou representante comercial e diariamente converso com pessoas diferentes que nunca vi, encaro cada nova reunião como se fosse meu teste psicológico e tento me policiar nos gestos, na fala e olhar.
Outra dica de minha amiga é o auto-conhecimento. Devo saber de bate pronto meus pontos positivos e negativos. Segundo ela essa pergunta diz muito sobre nós.
Por fim, agradeco o espaco para troca de informacões que nesta altura do campeonato é o que nos apoia e ajuda a diminuir o calvário pela espera.
agosto 20th, 2008 at 1:37
pracinha…so tem bizu de primeira!parabens!
sou integrante da GM de Belo Horizonte e tenho curso de vigilante;portanto,estou habituado com atividades de policiamento;porem fui contra-indicado no psicotecnico ctsp.aqule modelo de recurso,sobre o cfo,teria analogia com o que vou intepor?ou vc teria um outro modelo q serviria?alem disto,contratei uma psicologa:no que ela pode me ajudar?se ela vai ater ao material q produzi,conforme reza o edital,naum pode dar um parecer sobre novo material.gostaria q vc comentasse.
Saudações!
agosto 20th, 2008 at 1:44
ah…a lei que ,normalmente,a banca de recursos da PMMG usa para anular o efeito da sumula 686 é a Constituição Mineira ,Art 37,que contem o Estatuto da PMMG.
Abraços!!
agosto 20th, 2008 at 16:17
Tiago, eu não tenho um modelo de recurso para o CTSP, não. O importante do recurso feito pela psicóloga é que o mais correto. Como vc vai constestar um laudo psicológico se vc não é psicólogo?? A psicóloga vai te acompanhar na entrevista de devolução do resultado (acho que o nome é esse) e vai fazer um outro laudo afirmando que vc é indicado para o cargo, entendeu?
Quanto a vc ser da GM, infelizmente eu tenho a lhe falar que muitos sargentos da PMMG já foram reprovados no psicótecnico ao CFO (vai entender, rsrsrrsrs…).
A banca de psicólogas não se atém a questões legais. Se os superiores afirmam que o psicótecnico é valido, para elas é valido e pronto. No militarismo, não se pode contestar normas legais ou administrativas. Se tá no edital que o candidato tem que ser aprovado no psicótecnico, para a banca isto basta. A banca de psicólogas vai analisar o material produzido (pelo menos é isso que está no papel…). Por isso eu digo que é importante contratar uma psicóloga para fazer o recurso. Dá mais credibilidade à afirmação de que vc tem um perfil psicólogico indicado para o cargo.
Infelizmente, também tenho que lhe dizer que, no ano passado, apenas um candidato teve deferido o recurso administrativo contra o exame psicológico de ingresso no CFO da PMMG; não tenho informações quanto ao CTSP.
Saudações!
agosto 21st, 2008 at 0:02
Mare Bala Pracinha!!
Fui com a minha psicologa na entrevista.DENTRE OS 8 aspectos analisados,fui contra-indicado por Ter “dificuladade de relacionamentos interpessoais”.
Fui ate a Guarda,solicitando documentos q comprovassem q este aspecto naum condizia com a realidade.Para minha surpresa,ao solicitar minha Ficha de registros,me deparei com 5 positivos,tres deles devido ao meu trabalho como contador de historias,trabalho q desenvolvo PELA Guarda.
Consegui,assim,uma declaração do Sr. Cel PM QOR Josermar Trant,da gerencia de educação e formação, enaltecendo minhas qualidades como contador de historias,como segurança,desinibição e bom contato com o publico.
Alem disto,consegui minhas avaliaçoes para estabilidade (todas com nota superior a 8,80 em todos os aspectos)e percebi q havia o item “relacionamento interpessoal”,com nota tb superior a 8,80.
Vale a pena comentar q estes documentos foram emitidos pelo comando da Guarda,q conta com Coroneis em quase todas as gerencias.As avaliações foram assinadas por 3 coroneis e um major.
Minha nova questao é:sera q o fato de ser visto pelos Coroneis desta forma me ajuda,naum pelo fato descrito,mas por serem coroneis q escreveram e serem tenentes-psicologos q avaliarão?Pela sua experiencia,isso vai dar um peso maior?
Abraços guerreiro!!
agosto 21st, 2008 at 20:53
Eu acho que sim, Thiago.
Esse psicótecnico é mesmo muito subjetivo. Veja bem, um cara igual a vc, ou melhor, vc, que já trabalha com o público, que já desenvolve um trabalho como contador de histórias, que, no seu serviço, já foi avaliado com uma excelente nota no item relacionamento interpessoal ser contra-indicado sob a alegação de que tem dificuladade para estabelecer contatos interpessais. Parece até piada uma coisas dessas… Mas, infelizmente, é o que aconteceu.
Cara, se vc quer realmente ingressar na PM, lute por isso. Eu torço para que vc ganhe o recurso adiministrativo, mas, se vc não ganhar, recorra ao Judiciário. Dizem que em BH tem um excelente advogado, conhecido como Coronel Egg. Dizem que ele é especializado nessa questão de processos judiciais contra o psicotécnico.
Cara, a vaga é sua. Não deixem que tomem o que vc conseguiu com tanto esforço.
Era isso o que eu tinha para dizer. Saudações!
agosto 21st, 2008 at 23:48
Valeu pelo apoio parceiro!!
E me coloco a disposição para dividir com todos qq oisa q puder ajudar!!
E mantenho os senhores informados.
Abraço!
agosto 26th, 2008 at 16:50
boa tarde, fui aprovado num certame para area policial passei no teste fisico e agora vem o psicotecnico , tendo lido bastante mas a minha preocupação é como saber se tenho o perfil para o cargo.? o que vc me aconslha fazer? exame setembro.psico. desde ja agradeço sua atenção abraços. enrique
agosto 27th, 2008 at 18:24
Enrique, por que não procurar uma psicóloga que faça este tipo de exame para que ela possa te avaliar?
Eu conheço candidatos que fizeram isso e se saíram bem. Talvez você consiga fazer isso em clínicas que aplicam teste psicótecnico para tirar carteira de motorista. O teste PMK para tirar CNH é bem parecido com o que é feito para ingresso na PM.
Minha dica é procurar um psicóloga. Além de lhe aplicar os testes, ela também pode te orientar a como proceder durante a bateria de exames.
Te dou um exemplo que eu conheço. Um certo candidato, num concurso de soldado, foi reprovado no psicótecnico. No próximo concurso, antes de fazer o exame psicológico, ele procurou uma psicóloga, fez até algumas sessões, e passou. Hoje ele é policial.
Portanto, Enrique, minha dica é procurar uma psicóloga. Ok?
agosto 29th, 2008 at 8:21
pracinha blz?
eu fui contra-indicado no exame psicologico da pmmg, eles alegaram disturbio da energia vital, eu entrei com um recurso administrativo contratei um psicologo experiente, o psicologo me falou que houve erro de julgamento porque a psicologa que me avaiou usou criterio errado no meu pmk em relação a um ponto fora do esperado, esta na legislação que o candidato pode ser contra-indicado e indicado com restrição vc acha que o meu recurso pode ser deferido??? vc ja ouviu algum caso assim???
agosto 29th, 2008 at 18:06
Não vou alimentar esperanças. A maioria dos recursos administrativos são indeferidos, mesmo sendo elaborados por um psicólogo. O ditado seria esse: Ruim com ele, pior sem ele.
agosto 30th, 2008 at 16:11
Pracinha, muito boa tarde!!
Comandante, eu moro em Brasilia, e estou fazendo o concurso para Tecnico Penitenciario DF, após passar de todas as fases agora chegou a vez do tal psicotecnico. veja o edital.10. DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
10.1. Na avaliação psicológica, o candidato será considerado recomendado ou não-recomendado.
10.2. A avaliação psicológica consistirá na aplicação e na avaliação de técnicas psicológicas visando verificar habilidades, aptidões, características
de personalidade, capacidade de adaptação e o potencial de desempenho positivo das atividades e adequação do candidato ao perfil do cargo,
respeitando-se as características desse e as normas legais, em especial para o uso e porte de armas de fogo.
10.2.1. O candidato deverá demonstrar controle emocional, pouca impulsividade, controle da ansiedade, bom nível de raciocínio, imparcialidade,
capacidade de observação, resistência a frustração, agressividade moderada, distanciamento emocional, sociabilidade, capacidade para trabalhar em
equipe, resistência a fadiga, capacidade de relacionamento interpessoal e condições psicológicas e legais para o uso e porte de armas de fogo.
10.3. O candidato considerado não-recomendado na avaliação psicológica ou que não comparecer à avaliação na data e no horário previstos para a
sua realização no respectivo edital de convocação será eliminado do concurso.
10.4. A avaliação psicológica será realizada em conformidade com as normas em vigor do Conselho Federal de Psicologia, em particular com as
Resoluções CFP Nº 001/2002 e CFP Nº 002/ 2003, bem como deverá atender às disposições da Lei 10.826/2003 e seus regulamentos no que se
refere à concessão de porte de arma.
10.5. A não-recomendação na avaliação psicológica não significará, necessariamente, a existência de transtornos cognitivos e/ou comportamentais;
indicará que o(a) candidato(a) não atendeu, à época da avaliação, aos requisitos exigidos para o exercício do cargo ao qual concorreu.
10.6. O(a) candidato(a) será considerado(a) “recomendado” ao conseguir atender as condições mínimas adequadas ao cargo, conforme estabelecido
nas respectivas profissiografias.
1a.
…a minha pergunta é a seguinte: dizem que existe o tal codigo de etica , que os profissionais de psicologia não podem te ajudar. no seu entendimento eu consigo me preparar fazendo exerciocios pelos sites? me da uma luz !!!! grato. QUERO SER POLICIAL!!!
agosto 30th, 2008 at 22:45
FUI REPROVADA NA AVALIAÇÃO PSICOLOGICA DE AGENTE PENITENCIARIO DA PB, PELA FCC. E ESTAVA DENTRO DAS VAGAS… VC TERIA UM MODELO DE RECURSO? PORQUE O Q VC TEM TEM INCDÍCIOS DEMAIS, N TENHO NADA A ARGUMENTAR, O UNICO TESTE PSICOLOGICO QUE FIZ FOI O DO DETRAN CNH. OBRIGADO
agosto 31st, 2008 at 12:47
Marcelo, eu nunca vi com meus próprios olhos, mas já ouvi falar que existem até cursinhos preparatórios para o psicótecnico na PM, sendo as aulas ministradas por uma psicóloga. Eu acho que, se você procurar uma psicóloga, ela tem grande chance de alguma forma lhe ajudar. Marcelo, vários policiais já me falaram que, antes de fazerem o psicotécnico, procuraram uma psicóloga para se orientar. Não sei se todas elas fazem isso, mas a maioria deve passar algumas dicas / macetes. Eu não sei de sites que oferecem preparação para o psicotécnico. Num comentário acima, eu falei como costuma ser o psicotécnico na PM. Talvez seja interessantes treinar os riscos do teste PMK. É bem parecido com o que é feito para tirar CNH. Se você ainda não tem carteira de motorista, pergunte para alguém que tenha e treine os riscos numa folha com os olhos vendados. A minha orientação é procurar uma psicóloga. Outra dica: Eu não vi nos itens desse edital que você postou nada falando em direito a recurso administrativo. Se não tiver mesmo, é fácil ganhar na Justiça. Já é quase uma jurisprudência pacífica que, psicótecnico para concurso sem direito a recurso, é inválido/nulo. Apenas mais um detalhe que me chamou a atenção nesse edital. Olha que coisa tão subjetiva: o próprio edital fala que “a não-recomendação na avaliação psicológica não significará, necessariamente, a existência de transtornos cognitivos e/ou comportamentais;”. Eu tenho raiva quando vejo uma coisa dessa. Ou se tem os transtornos cognitivos ou não se tem. Eles ficam em cima do muro, porque sabem que o teste é totalmente subjetivo. Reprovam o candidato, privando-lhe de um sonho, mesmo sabendo que o teste é subjetivo.
Mara, eu não tenho nenhum modelo de recurso. Aquele modelo do blog Universo Policial me parece ser como uma orientação e não fui eu que fiz. Você tem que trocar os dados pessoais, tentar comprovar sua higidez psicológica, se possível através de provas documentais. Mais o que é mais indicado mesmo é o recurso elaborado por uma psicóloga. Dá mais credibilidade, porque ele demonstra que você é apto psicologicamente para o cargo. Mara, minha orientação é que você procure uma psicóloga para que ela elabore o recurso, inclusive anexando um laudo psicológico a seu favor. A chance de seu recurso ser deferido aumenta bastante. E, se o recurso administrativo não for deferido, avalie a possibilidade entrar com uma ação judicial.
setembro 4th, 2008 at 9:57
gostaria de sanber se na paraiba já foi ganhe causa em reprovação do pcicotecnico no tribunal de justiça
setembro 4th, 2008 at 15:26
estou prescisando de ajuda p/ ser aprovado no psicotecno da pmerj em 2008…..
setembro 5th, 2008 at 16:56
olá pracinha.
fui reprovada no psicotécino da pmmg.Nossa, eu passei na nota de corte,tinha mais ou menos,todo mundo na minha frente,lutei ralei como uma condenada no teste físico,e no meu teste psicologico,ficou algo meio esquisito.Fiz o teste normal,depois de uns dias,fui convocada novamente para repetir o pmk,alegaram erro técnico na aplicação do teste,isso faltando uma semana pro resultado final.Depois tive a péssima noticia q fui conta-indicada.Na estrevista de devolução, eles apresentaram somente o 2º teste,o 1º simplesmente sumiu ou eles não quiseram mostrar.alegaram descontrole emocional e didficuldade de manter relações interpessoal.Eu nem acreditei,trabalho já no meio nao como militar e lá sou tida como modelo de profissional.entrei com recurso administrativo,vamos ver DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO.
setembro 6th, 2008 at 12:56
Antônio, infelizmente, eu não tenho informações sobre se alguém já ganhou ação judicial referente a psicotécnico aí na Paraíba. Tente entrar no site do Tribunal de Justiça da Paraíba, acessar o ícone jurisprudência e pesquisar.
Vanderson, se você está precisando de ajuda, é interessante que você procure uma psicóloga para ela te passar as dicas e macetes.
Pricess, eu também tenho muitas reservas, muitíssimas mesmo, em relação a objetividade do exame, ainda mais em Minas Gerais, onde policiais militares formados são freqüentemente contra-indicados no psicotécnico de ingresso ao CFO. É uma coisa sem lógica nenhuma. Se você não ganhar no recurso administrativo, avalie a possibilidade de ingressar com uma ação judicial. Só quero ver a PMMG explicar agora onde foi parar seu 1º teste. Pelas circunstâncias, até parece que houve favorecimentos para outros candidatos…
setembro 11th, 2008 at 21:05
Pracinha, passei no concurso de soldado da PM de Minas e gostaria de saber como me comportar na realização do teste psicológico. Devo procurar uma psicóloga e pedir orientação a ela? Devo treinar os riscos feitos à lápis? Desde já, muito obrigado.
setembro 12th, 2008 at 14:23
Gustavo, exatamente isso. Procure uma psicóloga e faça uma avaliação. Não é vergonha alguma ir a uma psicóloga. Também treine os riscos do PMK; eles são semelhantes aos feitos para tirar carteira de motorista. Também procure se informar sobre segurança pública e sobre a atividade policial, porque, em caso de ser feita uma entrevista individual ou em grupo, as psicólogas examinadoras podem te perguntar algo sobre esses temas. No questionário escrito, seja sensato e não entre em contradição. A PMMG procura candidatos com perfis de policiais comunitários. Então, fale de projetos comunitários que você já tenha participado, de teatros que você já tenha apresentado, de trabalho em equipe e coisas afins. Beleza?
setembro 15th, 2008 at 11:42
Beleza pracinha,irei fazer o psicotécnico para soldado pmmg,ja fui soldado 2°classe corpo de bombeiros,no cbmg eu fui apto sera que o fato de ter sido apto irá me ajudar ou não .infelismente rodei numa materia e vendo que não iria ter jeito pedi baixa.o que acha disso tudo.acha que devo treinar ou procurar ajuda profissional.La eu fiz o teste do questionario,o dos riscos,e testes de figuras.
setembro 16th, 2008 at 13:07
Acho que você deve treinar e também procurar uma ajuda profissional. É melhor prevenir do que remediar, uma vez que, se você tiver que ajuizar uma ação contra o psicotécnico, você deve gastar uns R$ 3.000,00. É um caro que pode sair barato.
setembro 17th, 2008 at 18:16
Nao leu meu post ou ignorou?
De todas as pessoas foram comentados
setembro 17th, 2008 at 21:15
valeu ai pracinha pelo toque,irei procurar ajuda de profissionais teho que passar muita coisa depende disso.valeu
setembro 18th, 2008 at 16:35
POIS É,MEU RECURSO FOI INDEFERIDO.NOSSA QUE DECEPÇÃO.ACHO Q VOU ENTRAR COM UMA AÇÃO JUDICIAL SIM.VOU CONVERSAR COM UM ADVOGADO PRA VER O QUE FAZER.
setembro 26th, 2008 at 21:59
e ai fera tudo bem,as dicas para os testes psicotecnicos e os testes mencionados que vc esta mostrando é para o concursos para oficial ou vale tb para soldado.se tiver alguma coisa para os testes de soldado mande ai irmão. email marcelocares@yahoo.com.br
sera q para soldado tb tem entrevista em grupo. vaeu ai irmão
setembro 27th, 2008 at 14:56
Marcelo, vale para os dois concursos. Mas isso não quer dizer que vai haver a entrevista em grupo. Pode ser que haja, ou pode ser que seja substituída por um outro exame.
setembro 29th, 2008 at 20:49
gostei das dicas pena que foi tarde pois prestei para entrar na policia militar e passei em tudo quase tudo fiquei no psicologico individual aquela pergunta porque vc quer entrar na policia, mas antes disso ela(psicologa) teria falado antes que eu ficasse calmo pois cheguei até aqui ja teria passado, mas não foi nada disso reprovei fiquei pe da vida.
Mas agora to prestando para civil se deus quiser eu entro abraço gostei desse site
setembro 29th, 2008 at 20:51
a me ajuda se a psicologa perguntar porque eu quero ser um policial oque eu devo responder amigo
outubro 1st, 2008 at 3:54
pracinha, gostaria de saber se é dificil de ganhar recursos de psicotecnico no tribunal de justiça para policia militar minas gerais .
outubro 1st, 2008 at 4:15
inclusivo ja passei em varios psicotecnico, ja fui militar das forças armadas, trabalhei de segurança em eventos, trabalhei durante cinco ano numa loja de fotografia em brasilia DF, e fui reprovado no psicotecnico da pmmg, a psicologa me disse que eu nao poderia ingressar na carreira de policia, porque derá contra -indicado dizendo que eu sou um cara agressivo e descontrole emoncioal . Entrei na justiça, fiz o curso formação ctsp 2007 sem nenhuma punição, estou na policia vai fazer dois ano e ainda não foi jugado a primeira instãncia.minha pergunta pracinha qual é chance de ganhar este processo que o meu sonho de fica na policia militar de minas gerais.
outubro 1st, 2008 at 15:17
Júnior, não tem uma pergunta mais fácil para fazer não? rsrsrsrs. Creio que você deva falar que gosta de trabalhar com o público, com a comunidade ou algo assim. Infelizmente, a própria PM não quer policiais vocacionados, aqueles do tipo “caçadores”, que gostam de ação, que gostam de adrenalina, etc. A PM quer é um policial comunitário, que dá palestra, que vai na escola e passa a mão na cabeça de criancinha e coisas assim. Entendeu?
José das Dores, percebo que a maioria das liminares dos candidatos civis são suspensas (caem). Mas conheço vários militares que foram contra-indicados no psicotécnico num concurso, entraram com liminar e, enaquanto faziam o CTSP, foram prestando outros concursos. Aprovados no concurso seguinte, inclusive no psicotécnico, pediram reconhecimento de curso. Eu acho que esta seja a melhor solução.
outubro 8th, 2008 at 19:56
POIS EU ENTREI NA JUSTIÇA E A MINHA LIMINAR FOI INDEFERIDA! EU NAO ACREDITEI,FIZ O TESTE,ME RECONVOCARAM PARA REPETIR ALEGANDO ERRO TEC. NA APLICAÇÃO DO TESTE.REPETI COM A MESMA PSICOLOGA CIVIL E DEU CONTRA INDICADA.DEPOIS NO RECURSO ADM O MEU PRIMEIRO TESTE SOME.E NA JUSTIÇA ELES ME NEGAM A LIMINAR.VAI SABER.MEU ADVOGADO AINDA VAI TENTAR O AGRAVO.VAMOS ESPERAR,AS VEZES NAO É DA VONTADE DE DEUS.E SE FOR TENHO Q RESPEITAR.
outubro 19th, 2008 at 15:07
Pracinha, gostaria de orientação sobre o meu caso: fui aprovada no último concurso para Sd Fem da PMESP realizado em 2005. Ano passado foram feitas a 3ª e 4ª chamadas para o mesmo edital e tendo sido convocada realizei as demais etapas (TAF, psicológico e IS). Obtive aprovação em todas as fases e tomei posse e iniciei no CFSd em 22/04/2008. Ocorre que durante o curso um instrutor de psicologia, por motivos pessoais, me ameaçou em sala de aula e cumpriu solicitando uma reavaliação psicológica que foi prontamente atendida pelo sgt e oficial responsáveis pelo meu pelotão. Antes disso acontecer vinha sofrendo certa perseguição em minha Cia por esse mesmo sgt que me aplicava anotações mesmo sem forte motivo e assim que assumiu como aux. do meu pelotão me ofendeu na frente de todos me chamando de “zero à esquerda” e dizendo que se dependesse dele eu iria embora da PMESP. Na mesma semana em que isso aconteceu fui enviada por ele ao DP (Diretoria de Pessoal) para realizar novamente o psicotécnico e como me encontrava abalada psicologicamente acabei sendo considerada inapta. Em 03/09/2008 foi aberto um PAE (Procedimento Administrativo Exoneratório) e em 10/10/2008 foi publicada no D.O. a minha exoneração ex-officio. Gostaria de saber quais são as minhas chances no caso de um mandado de segurança, pois tenho receio de se conseguir voltar e ser novamente exonerada. O que caberia num caso como o meu? Preciso muito de orientação. Obrigada
outubro 23rd, 2008 at 11:26
Meire, suas chances são grandes, já que você foi aprovada quando ingressou na PM. Sugiro que você procure um bom advogado e se oriente melhor.
Desculpe a demora, ando muito ocupado.
outubro 24th, 2008 at 10:47
olá pracinha, quero parabeniza-lo pela iniciativa de discutir sobre o exame psicotecnico ja que a tantas duvidas sobre o msm. Fui aprovado no concurso para sd da PMERJ, ja procurei orientaçao da psicologa, minha duvida eh a seguinte: Fiz uns testes com a psicologa e fui aprovado em todas as etapas, ao fim dos testes a psicologa me deu uma carta dizendo que se eu apresentar ela no dia do exame psicotecnico da PMERJ talvez nao seria necessario eu fazer o teste, pois essa carta estaria esclarendo que eu sou habito para a funçao de sd. Qual sua opiniao, acha valido eu levar essa carta. Obrigado desde já.
outubro 25th, 2008 at 12:42
Você pode até levar, mas ela não te dá direito a ingressar no curso sem fazer o psicotécnico pela PMERJ.
Certamente, a psicóloga irá te perguntar se você já fez algum teste semelhante. Nesse momento, você fala que fez um teste recentemente e foi aprovada.
outubro 29th, 2008 at 9:33
BOM DIA PESSOAL.
EM PRIMEIRO QUERO PARABENIZA-LO POR ESSA BRILHANTE IDEIA DE CRIAR ESTE ESPAÇO.
EU PRESTEI O CONCURSO PARA GUARDA MUNICIPAL EM SALVADOR E INFELISMENTE FUI REPROVADO NA PENULTIMA ETAPA, O PSICOTESTE E MOTIVADO POR ESSE RESULTADO ENTREI COM MANDADO DE SEGURAÇA SO QUE ESTE JÁ SE ARRASTA POR MAIS DE TRES MESES.
COLEGA PRACINHA GOSTARIA DE OBETER ALGUNS INFORMAÇÃOES SOBRE COLEGAS DA PM QUE CONSEGUIRAM TOMAR POSSE E SER INCORPORADOS DEFINITIVAMENTE.
ABRACOS! JOÉLIO
novembro 3rd, 2008 at 15:21
MUITO OGRIGADO PELA ATENÇÃO.
novembro 18th, 2008 at 20:07
Olá companheiros! Parabéns pracinha, foi muito boa a sua iniciativa de criar esta discussão que, certamente, infuenciará muitas pessoas a buscarem fazer valer seus direitos. Sou Sargento da PMMG, e após vários meses de estudo e muitas abdicações, estou classificado em 10º lugar no CFO PMMG 2009. Pois bem, se Deus quiser, passarei pelo “Psicotécnico” no próximo mês e, infelizmente, os resultados anteriores me fazem temer o possível resultado “CONTRA-INDICADO” neste exame, o que colocará por terra muitas horas de dedicação, esforço mental e físico, além do sonho de muitas pessoas de serem policiais-militares e oficiais da PMMG. Conheço vários militares que, no ano passado, foram contra-indicados e novamente estão na disputa pela difícil vaga no CFO. São estas pessoas que nos fazem seguir em frente e lutar pelos nossos ideais; pois são exemplo de superação e persistência. Espero não precisar, mas do contrário, buscarei nesses comentários muitos argumentos para formular um recurso ou uma possível ação judicial. Novamente, parabéns e continuem nos ajudando, não só você mas todos os interessados pela causa.
novembro 24th, 2008 at 15:21
A palavra contra-indicado doe quando vc a ve na frente do seu nome!Isso aconteceu comigo em 2006 fiquei abalado fui a entrevista de devolução e saiu o laudo.Excesso de Agressividade e descontrole emocional!Em 2008 consegui passar denovo e refiz tudo denovo agora estou esperando o resultado do psicologico mas o medo toma conta de mim!Pergunto me disseram que so o PMK(Exames que são feitos pra tirar carteira de motorista) é que eles avaliam não dão um peso significativo para o restante dos exames que são os questionarios.Outra se essa afirmação for falsa quando vc responde la no questionario pessoal alguma coisa tipo o que te deixa muito nervoso e vc responde que tem situações que te deixam desse jeito!Será que isso irá atrapalhar?Vi que muita gente falou que não ficava desse jeito so que quando terminou o exame falou que mentiu!Isso foi correto meu medo foi que fui sincero demais!
dezembro 21st, 2008 at 0:37
bom dia pracinha e todos do blog,estou passando pela mesma dor de muitos aqui, pq fui contra indicado no psicotécnico da pmmg(ctsp interior)naum sei ainda o motivo da minha reprovação,mas no dia do teste pmk,eu estava bem nervoso,o que não é meu comportamento, e pra piorar durante um teste a psicóloga esbarrou no meu braço , e disse pra mim repetir toda aquela bateria que eu ja estava terminando,o que me deixou mais nervoso ainda:será que isto podeter me prejudicado durante o teste?eu tb fiz este teste pmk recentemente pra tirar a carteira de motorista e passei,tb ummes antes do teste fiz um teste pscologico pra entrar em uma rede de hotéis em bh,que era ate mais complicado e meu perfil foi aceito;sera que posso usar estes testes, como argumentos ,junto com a minha defesa feita pela psicóloga.Desde já agradeço a atenção……..
dezembro 22nd, 2008 at 10:34
Tudo pode ser usado como argumento nos recursos, tanto administrativo como judicial. Boa sorte, e não abaixe a cabeça!
dezembro 25th, 2008 at 10:12
Pracinha, fui contra-indicado no exame psicológico da PMMG, entrei com recurso administrativo e estou aguardando o resultado do mesmo. Mas caso o recurso seja indeferido terei que contratar um advogado. Mas esta é a questão.
O que é mais seguro, Impetrar o Mandado de Segurança, ou entrar com uma Ação Ordinária, como é feito do pedido de uma perícia judicial. O laudo desta tem mais valor.
Agradeço a oportunidade, tenham todos um feliz natal.
dezembro 25th, 2008 at 17:12
Boa tarde,
Por gentileza, solicito informações de como proceder
(cuidados e dicas para as baterias de teste, e quais são eles?), no exame psicologico para formação dos Soldados para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
Desde ja agredeço,
Atenciosamente,
Walace
dezembro 26th, 2008 at 22:05
boa noite pracinha ,hj fui na minha entrevista de devolução .do me exame pscotecnico e a psicologa falou que fui eliminado por apresentar “falta de interação em grupo ,e baixa agressividade”como eu ja tinha dito antes eu sou uma pessoa que trabalha no ramom hoteleiro e conheço pessoas novas; de todos os tipos,varios nivéis e naum tenho nenhuma dificuldade com isto,sei que a interação da pm possa ser diferente mas naumdeixar de ser interação,e outro motivo e até entendo maus naum vejo como empecílio pois eu naum apresento agressividade devido a area que eu atuo ser tranquila eter recebido muitos treinamentos de como me porta, queria algumas dicas de vc sobre o que devo fazer ,visto que esses motivos naum são taum graves assim como por exemplo descontrole emocional concorda?desde ja agradeço a atenção e boa noite!!
dezembro 28th, 2008 at 17:39
Fui contra indicado no exame psicodoido da pmmg, na entrevista de devolução a psicologa disse que fui reprovado pois tenho dificuldade interpessoal, ou seja, sou inibido, timido, Sou ex militar das forças armadas, hoje trabalho em um restaurante lido diretamente com o publico.Meu amigo está no primeiro ano de engenharia civil na faculdade federal de goiania, e segundo a psicologa da mesma clinica, ele tem o QI baixo. logo se ve que esse psicodoido não é serio, muitas das vezes são executados por pessoas que acabaram de sair da faculdade sem experiencia nenhuma, Pela lei, a pmmg, tem o direito de contratar uma psicologa e não o de contratar um empresa particular, ou seja, a pmmg terceiriza e a empresa quarteceiriza o serviço muitas das vezes contratando pessoas que estão desempregadas há anos, sem falar da possibilidade de favorecimento, pois como todos sabem estamos no brasil e ética aqui é uma nota de cem. Luatarei até o fim, não deixarei isso barato, irei onde tiver que ir, usarei de todas as maneiras para provar que não sou o que eles disseram que sou,vou até o fim!!
dezembro 31st, 2008 at 20:57
FUI CONTRA INDICADO NO PSICOLOGICO DA PMMG PARA CTSP 2009 INTERIOR DEPOIS DE TER ESTUDADO MUITO GASTEI MUITO DINHEIRO COM EXAMES MEDICOS PASSAGENS ETC… ALEM DE TER ESFORÇADO MUITO PARA O TAF FIQUE MUITO CONFIANTE ATE O DIA DO RESULTADO,
QUANDO LIGUEI O PC POR VOLTA DAS 19 HORAS LA ESTAVA CONTRA INDICADO NOSSA MEU MUNDO DESABOU FIQUEI MUITO TRISTE, VENDO MEU SONHO ACABADO, MAS DEUS MEU DEU FORÇA PARA CONTINUAR SONHADO, PASSEI NO CTSP 2009 PARA CAPITAL VOU COMEÇAR TUDO DE NOVO EXAMES MEDICOS, TAF ATE CHEGAR DE NOVO NO PSICODOIDO, QUEM SABE DESTA VEZ, PARA AQUELES QUE ESTA CORRENDO ATRÁS DO SONHO QUE NEM EU UMA DICA NUNCA DESISTA COM FÉ EM DEUS TODOS NÓS VAMOS CONSEGUIR. QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS
COM FÉ E PERSITÉNCIA TUDO E POSSIVEL
janeiro 1st, 2009 at 23:08
Eu vou entrar é nesse , eu passei no ctsp9 interior,fui contra-indicado mas já está decidido! eu vou entrar é nesse! custe o que custar! não aceitarei assim tão facil! Deus é o Deus do impossivel! o impossivel vai acontecer na minha vida!
Não se deixem de lutar assim tão facil.
abraço a todos!
janeiro 2nd, 2009 at 13:59
Pracinha, devida a nossa anciedade, pedimos por favor que responda-nos.
janeiro 3rd, 2009 at 0:24
Ola! Passei nas duas primeiras etapas do concurso CFO/PMERJ/2008, e estou muito preocupada com o teste psicologico e entrevista, visto que, está em toda a internet um teste psicologico com explicação feito para candidatos que concorreram a vaga para a policia federal, ou seja, não ve e fica sabendo de tudo quem não quer, só que, sou honesta evanlélica e acho que se eu fizer isto, vão saber que eu estou mentindo, e não acredito que os testes são verdadeiros, alguém poderia me passar umas dicas de como será o teste e a entrevista, pois acho que entrarei nesta batalha em desvantagem, já que a internet está aberta para quem quiser ver, sendo que, a pessoa que colocou o teste no site diz que pode haver erros, e se eu receber dicas verdadeiras de quem já fez, não entrarei na luta em desvantagem em relação aos outros.
meu email é - irynaflanewladyka@yahoo.com.br
Grata Iryna
janeiro 5th, 2009 at 9:44
OLA PESSOAL, PRIMEIRAMENTE QUERO PARABENIZAR A TODOS QUE CONTRIBUEM PARA ESSE BLOG SER O QUE E, TAMBEM UM PARABENS ESPECIAL PARA O PRACINHA, POIS, NAO DEIXA PERGUNTA SEM RESPOSTA.
FUI APROVADO NO CONCURSO DA PMRJ, E VOU FAZER O EXAME PSICODOIDO NO DIA 15/01/2009, CASO ALGUEM TENHA ALGO QUE POSSA ME AJUDAR ( ORIENTAR, OU ATE MESMO AS FOLHAS DO PSICODOIDO) POR FAVOR ME MANDE O QUANTO ANTES. PARA TODOS AQUELE ABRAÇO… MEU ORKUT E DOMAGENOR@HOTMAIL.COM
janeiro 13th, 2009 at 15:04
Olá.Prestei concurso publico para Soldado da Policia Militar da Paraiba em 2008.Este concurso foi desde o começo cheio de complicações:primeiro etava sendo esperado há muito tempo;segundo quando finalmente depois de ser divulgado o edital,dias antes da prova escrita foi cancelado por suspeita de fraude;terceiro, a comissão organizadora demorou muito tempo para dar respostas sobre uma nova data,tivemos q reunir um grupo e protestar nas ruas ,pressionando a organização para que divulgassem logo essa data,finalmente divulgaram na mesma semana.Depois dos exames medicos,fisicos ,q por sua vez aprovou pessoas q executaram os exercicios da mais IMPERFEITA forma,fizemos o psicotecnico ,prova ou teste,como quiser se expressar melhor,desorganizadissima,pessoas conversando demais dentro das salas,celular tocando na hora do palografico,enfim uma serie de fatores desagradaveis.Um concurso q vem em um processo de quase 2 anos,q para a ultima fase aprovou 1476 pessoas para preencher 1000 vagas,sendo q todas essas pessoas estão há muito tempo estudando,gastando dinheiro,q certas vezes pode fazer falta em outras coisas,saindo do emprego,deixando Universidade para se dedicar integralmente a um SONHO,UMA IDEALIZAÇÃO DE ESTABILIDADE enfim,a este concurso publico.Bem,com certeza todos q estão ate agora correndo atras da sua vaga é merecedor,os 1476.Além do mais,o estado está precisando completar o quadro de policias q está com defcite.Eu estou na posição 11,serão chamadas 10 mulheres (as q estão dentro das vagas) e as 7 q não estão,faremos o q?Bem esta é uma pregunta q gostaria muito d saber A RESPOSTA.Porque sei q todos são merecedores das vagas.GOSTARIA DE OPINIÕES SOBRE O ASSUNTO.OBRIGADA.
janeiro 14th, 2009 at 16:10
Boa Tarde Pracinha, em 2007 prestei concurso para PM feminino de 2º classe da Policia Militar de SP , passei em todos os testes, e reprovei no psicológico. Das 44 meninas que estavão na minha turma só foram aprovadas as que eram Guarda Civil Metropolitana e as SD Temporario da PM, e as outra 33 tudo reprovado !!!!
Minha Pergunta é…
Quando tentar prestar novamente o concurso e se chegar até a parte do psicologico mentir dizendo que nunca fiz o concurso que é a primeira vez tem como eles descobrirem que é mentira? (pois é muito dificil vc passar nas outras vezes e la as psicologas perguntam se ja prestou alguma vez o concurso ou é a primeira vez, ´pois querendo ou não, sempre há um pré-conceito).
Se eu menti poderei ser descoberta ?
Atenciosamente,
Ana.
janeiro 15th, 2009 at 10:59
Senhores, senhores, infelizmente, há muito tempo eu não estou visitando meu próprio, assim como há muito tempo eu não faço nenhuma postagem. Decidi-lo deixá-lo parado para me dedicar mais à família.
Tudo o que eu tinha a dizer sobre o psicotécnico, eu já disse nessa postagem, nos comentários e nos dois contos.
Peço desculpas pela falta de atenção.
Saudações a todos.
janeiro 18th, 2009 at 17:31
Bom dia Pracinha ! Adorei o espaço. São muitas questões debatidas que eu procurava e aqui encontrei muitas respostas.
Em 2007 fiquei reprovado no psicotécnico da pmerj. O mundo acabou pra mim pois é meu sonho ser policial. Entrei com recurso e nada adiantou porque todos que entraram com recursos foram indeferidos. Esse ano , 2008 , fiz concurso novamente e o primeiro teste psicotécnico. Nesta sexta-feira , dia 23 de janeiro 2009 vou ir à entrevista psicológica. Sinceramente , estou com muito receio pois já fui reprovado. A vantagem que tenho é que sei mais ou menos o que eles querem que os candidatos respondam.
Gostei muito do site ! Um abraço forte ! Tchauuu
janeiro 27th, 2009 at 16:32
boa tarde!
fiz o ctsp 2007 capital. Fui bem colocado no concurso. No tal exame psicologico me reprovaram. Alegaram que tenho descontrole emocional e sou impulsivo. NUNCA FUI ISSO, ao contrário: Sempre fui controlado e penso para fazer as coisas, não ajo por impulso. Entrei na justiça. O juiz me concedeu a pericia(um novo exame, omesmo da PM) e para suas surpresas mão deu nada !!!!!! O laudo da pericia diz que controlo MEU EMOCIONAL E MINHA IMPULSIVIDADE COM COERÊNCIA E COESÃO! Falei com ela: Este exame não poderia reprovar pois ele não é 100% certo. A psicologa perita que o juiz nomeou me disse: NÃO PODERIA REPROVAR, POIS ELE É MOMENTANIO, DEPENDE DO SEU ESTADO EMOCIONAL NO MOMENTO MAS A POLICIA REPROVA!!!! Resumindo: INJUSTO. por isso a inumeros processos contra o exame. Ja tenho 29 não posso fazer mais concurso ctsp MAS COM CERTEZA VOU GANHAR O PROCESSO. O que eu não consigo entender é que mesmo sabendo que este exame não pega aquele que tem fatores (algum disturbio) 100% o estado ainda libera a reprovação. O CERTO ERA FAZER EXAMES DURANTE O CURSO E NO FINAL DA O VEREDITO! cONCORDAM?????
janeiro 31st, 2009 at 2:52
Caros senhores, atualmente fui excluido da PMSC devido a cassação de uma liminar que me foi concedida para permanecer na corporação, estou lutando judicialmente, e através deste consegui ler o laudo elaborado pelos psicólogos da PM.
Neste laudo, sou contra-indicado em todos os testes, e, no próprio laudo há uma contradição, no primeiro teste o chamado palográfico, aquele de rabiscar em uma folha, os meus rabiscos indicaram agressividade, descontrole emocional, entre tantos outros problemas, que se levados em consideração resultariam no meu imediato internamento em um hospital psiquiatrico….
pois bem, concluí o CFSd e trabalhei durante um mês na atividade fim da PM, recebi até referencia elogiosa pela minha participação nas operações no vale de Itajai, na recente catástrofe ecológica, mesmo assim fui excluido.
Considero o resultado de meu exame psicológico uma afronta!
Para minha defesa e reinclusão nos quadros da PM pretendo alegar a chamada teoria do fato consumado, ou seja, o teste me considera inapto para a função, mas fui aprovado com aproveitamento no curso de formação e trabalhei na atividade fim sem apresentar qualquer disturbio ou disfunção de personalidade.
Espero com isso ganhar a causa.
grande abraço a todos.
janeiro 31st, 2009 at 11:17
Pracinha gostaria de um concelho que viesse resumir qual é o procedimento comportamento para passar nesses exames psicotécnicos, algo que preparasse mais não pertubasse???????????????????????
fevereiro 5th, 2009 at 15:44
Ola Pracinha! Estou num dilema, pois participei em 2005 do concurso da brigada militar do rio grande do sul, e apos ter passado em todos os exames chegou a vez do psicotecnico, o qual de consideraram inapto. Pois bem entrei com recurso, primeiramente administrativo o qual foi indeferido, e depois procurei um advogado e entrei na justiça. Ainda tenho esperanças de me tornar policial através da justiça.
Mas este ano comecei a me preparar para o proximo concurso.
Comecei em novembro a pagar cursinho e me preparar.E o edital saiu diferente dos outros, pois mudaram a idade limite. Antes poderia ter 25 e 11 meses ate a data da inscrição e agora tem que ter 25 ate a data da inclusão.Faço aniversario agora em março e minha inscrição não passa na ficha de inscrição alegando que conforme o edital tem que ter 25 ate a data da inclusão .
Gostaria de saber se tenho alguma saída pra esse problema, visto que li um caso em que o candidato conseguiu entrar com liminar e fazer a prova do concurso em MG alegando que isso era discriminação, pois se tenho boas condições mentai e fisicos tanto quanto dos candidatos mais novos tambem posso participar e exercer a profissão.
Gostaria que comentasse meus casos .
Obrigado
fevereiro 5th, 2009 at 18:34
Regina, eu não sei, realmente. Falei tudo o que sei. Como passar, eu não sei. Quem me dera saber.
Dah, eu acho que, se você entrar na justiça, você tem grande chance de concorrer no concurso.
fevereiro 6th, 2009 at 18:10
Os testes de personalidade medem as características de personalidade propriamente ditas, que não se referem aos aspectos cognitivos da conduta. Ex.: estabilidade emocional, atitude, interesse, sociabilidade, etc.
Sabendo-se que a personalidade do indivíduo muda constantemente, surge a seguinte pergunta: Que medir? Na verdade, medem-se características mais ou menos constantes da personalidade – mesmo assim, em determinado momento.
Para que um teste psicológico cumpra com os seus objetivos como instrumento de medida cientificamente válido, é necessário que o usem de forma adequada.
A aplicação do teste deve obedecer rigorosamente às instruções contidas no manual, o tempo estabelecido para a sua execução e outras recomendações especificadas. A modificação de tais instruções invalida o teste.
Abaixo os três testes utilizados pela PMESP:
PMK
O teste é muito utilizado na avaliação de candidatos a motorista, operadores de máquinas e para quem vai portar de arma de fogo e, de certa forma, sua utilização diminuiu para outros fins… o que é um grande erro, pois seu valor psicodiagnóstico é muito grande.
O teste originalmente se constitui de 8 folhas, mas no Brasil, é mais utilizada uma forma resumida: folhas 1, 2, 5 e 6. Esta forma, apesar de ser bastante válida, vale lembrar que para uma avaliação mais aprofundada é necessário que se utilize o teste em sua forma completa.
1- Lineogramas (vertical, horizontal e sagital)
2 - Zigue-zague (sagital)
3 - Escadas e Círculos (verticais)
4 - Cadeias (verticais e sagitais)
5 - Paralelas (egocífugas sagitais) e Us (verticais)
6 - Paralelas (egocípetas sagitais) e Us (sagitais)
Teste PALOGRÁFICO
O teste palográfico (PLG), pode ser entendido como a avaliação da personalidade com base na expressão gráfica. A folha de papel, representa o mundo no qual o indivíduo se coloca afetivamente e a maneira pela qual ele se relaciona com o meio externo, através dos traçados. Ao escrever, projetamos sobre o papel formas simbólicas, vivas em nós, que expressam nossa vida interior, ou seja, modificamos as formas tradicionais ou caligráficas, de acordo com as idéias conscientes e as imagens inconscientes que determinam a nossa personalidade. A folha de papel representa, portanto, o mundo onde evoluímos, e cada movimento escritural é simbólico de nosso comportamento nesse mundo. Podemos concluir, então, que todos os movimentos, todos os gestos humanos estão carregados de significado e concorrem à expressão da personalidade como um todo.
HTP
É o teste de desenho da Casa-Árvore-Pessoa.
Partiu do princípio de que estes temas são bastante familiares a todas as pessoas, mesmo na mais tenra idade, o que facilita a idealização dos desenhos, facilitando a projeção de suas experiências internas.
Na PM, após terminar cada desenho são feitas algumas questões relacionadas ao que foi desenhado (cerca de 5 para cada desenho).
Entrevista individual
Não apresenta nenhum mistério e trata-se de uma lenda a questão de que o candidato não deve se alongar nas respostas, pois na verdade o que vale é a coerência. Ela funciona de forma semelhante a uma entrevista de emprego.
fevereiro 10th, 2009 at 19:53
Quero deixar registrado que seu espaço virtual é único, muito importante para aquele que busca informação e apoio jurídico e administrativo no âmbito das Forças Militares Estaduais e Serviços Público.
Quero também enfatizar que seu espaço virtual é uma ferramente de orientação e de esclarecimento para os postulantes à carreira pública.
Gostaria de pedir ao amigo castrense que viabilizasse novos modelos de requerimento para os postulantes e Militares Estaduais em efetivo serviço. Podendo ser Requerimento de Pedido de Reforma, ou outros com o devido embasamento legal.
fevereiro 20th, 2009 at 13:32
Recentemente fui num teste psicológico, no qual colocaram a minha frente uma folha contendo 5 pauzinhos verticalmente, pediram pra acompanhar os mesmos traços durante algum tempo, em seguida separamos os mesmos dos próximos que iriamos fazer, fizemos 5 etapas, cada um separado com um sinal, com tempo marcado, depois pediram que somassemos os que fizemos, e que colocassem o resultado dentro de cada quadro, que ficava acima, no lado direito, gostaria de saber qual o vlr aproveitavel, obrigado.
fevereiro 27th, 2009 at 7:11
Bom dia, serei submetida ao teste psicotécnico e busco orientações de como serão as perguntas individuais, pois pensar no que não se conhece gera muita ansiedade…Sobre os teste que serão aplicados acredito que não há como se preparar, pois são testes ligados a personalidades o que não muda mesmo com preparo…Obrigada
março 3rd, 2009 at 11:49
Pracinha, fui considerado contra-indicado no exame psicologico, em entrevista com a psicologa da PM ela disse que meu exame foi excelente todo correto e que apenas em dois itens eu me mostrei nervoso e ansioso.
Acho que é um absurdo a pessoa ser reprovada em um concurso por dois item em um exame com mais de 200 questões.
Minha pergunta é a seguinte, não seria mais correto o exame ser considerado como um todo ? pois se analizar todo o meu exame tenho certeza que teria sido aprovado.. so levaram em consideração os dois itens que fui mal..!!!!!
março 21st, 2009 at 14:06
boa tarde!
fiz o ctsp 2007 capital. Fui bem colocado no concurso. No tal exame psicologico me reprovaram. Alegaram que tenho descontrole emocional e sou impulsivo. NUNCA FUI ISSO, ao contrário: Sempre fui controlado e penso para fazer as coisas, não ajo por impulso. Entrei na justiça. O juiz me concedeu a pericia(um novo exame, omesmo da PM) e para suas surpresas mão deu nada !!!!!! O laudo da pericia diz que controlo MEU EMOCIONAL E MINHA IMPULSIVIDADE COM COERÊNCIA E COESÃO! Falei com ela: Este exame não poderia reprovar pois ele não é 100% certo. A psicologa perita que o juiz nomeou me disse: NÃO PODERIA REPROVAR, POIS ELE É MOMENTANIO, DEPENDE DO SEU ESTADO EMOCIONAL NO MOMENTO MAS A POLICIA REPROVA!!!! Resumindo: INJUSTO. por isso a inumeros processos contra o exame. Ja tenho 29 não posso fazer mais concurso ctsp MAS COM CERTEZA VOU GANHAR O PROCESSO. O que eu não consigo entender é que mesmo sabendo que este exame não pega aquele que tem fatores (algum disturbio) 100% o estado ainda libera a reprovação. O CERTO ERA FAZER EXAMES DURANTE O CURSO E NO FINAL DA O VEREDITO! cONCORDAM?????
março 21st, 2009 at 14:07
O que acha pracinha????????????????
março 26th, 2009 at 21:42
olha fiz o exame medico psicologico para 1ºcnh na bahia, fui reprovado mas porem não obtive uma resposta em que situação fui reprovado com relação aos exames irei fazer outro em 24/04 oq devo fazer?
abril 17th, 2009 at 10:43
.
abril 17th, 2009 at 11:09
Gostaria de saber o nome de alguns testes aplicados geralmente
em concursos da PM.
abril 21st, 2009 at 17:59
olá,fui reprovado no concurso PM-SP e estou querendo entrar com mandado de segurança,mas achei mt caro o valor a advogada me pediu 1500 reais,queria saber se vc sabe de alguma pessoa q já ganhou na justiça e entrou no concurso de são paulo,aguardo resposta obrigado.
abril 29th, 2009 at 18:57
Amigo pracinha,posso recorrer se for reprovado no psicologico e como deve fazer?
maio 4th, 2009 at 14:22
Olá Fernando, conseguiu algum advogado…….qual a sua cidade…..se encontrar alguem de um retorno…..
maio 7th, 2009 at 13:18
Pracinha! se repetem as perguntas de outra forma a resposta não poderia mudar e ser considerada correta? por exemplo: Em uma posso colocar que não faço uso de bebida alcólica, mas em outra posso responder que bebo socialmente. Beber socialmente é um problema??????
maio 13th, 2009 at 11:57
Olá fui reprovado no exame psicotécnico do concurso de Agente Penitenciário mas já tomei posse, mas o processo ainda não foi julgado, e aparentemente deverá ser julgado improcedente, o que devo fazer.96691474
maio 13th, 2009 at 11:59
enniosilveira@yahoo.com.br
maio 27th, 2009 at 15:52
entrei com um mandato de segurança contra o instituto que é responsavel pelo teste psicotecnico o que acontece se eu por exemplo nao passar no teste fisico
maio 27th, 2009 at 19:00
fiz um teste pscotécnico, tinha uma questão que perguntava, se você fosse um vegetal qual seria?
junho 2nd, 2009 at 0:36
não passei no psicoteco da pm do estado do acre e fiquei por pouco sera que eu tenho chance de passar em.
junho 5th, 2009 at 22:31
fui reprovado no exame psicotecnico da PMSP e vou entrar com mandado de segurança, visto que existe varias jurisprundencias no sentido que o exame psicotecnico é subjetivo. Dessa feita, torna-se ilegal tal exame.
caso precisem de advogadon posso indicar meu email : jjj.junior@bol.com.br
junho 10th, 2009 at 11:57
amigo pracinha gostaria de tirar duvida sobre o teste psicologico.
no teste do pmk , normalmente eles mandam repetir pq saiu ruim ou pq teve alguma duvida ?
no teste do pmk é possivel o psicologo ter uma conclusao na hora se a pessoa foi bem ou mal ou é nescessario usar a lamina de correçao ?
no psicologico da pmmg é só o pmk q reprova mesmo ou é o conjunto dos testes ?
junho 18th, 2009 at 2:11
Bom, já fiquei reprovado no psicotécnico da PMMG, fiz o recurso administrativo sem assessoria de um psicólogo e não consegui nada. Agora, após alguns anos, resolvi me inscrever no CTSP interior 2010, mas procurei a orientação prévia de uma psicóloga e estou aprendendo muita coisa. Parece que o PMK é realmente o que mais reprova e eu já fiz uns 5 PMK nessa clínica e, para minha felicidade, meu resultado vem melhorando a cada teste. Estou na esperança de que dessa vez eu passe. Acho que as pessoas estudam o conteúdo teórico e não se preparam para o psicotécnico e põem tudo a perder. Caso alguém se interesse em fazer o mesmo que eu, segue o site da clínica: http://www.psicologiabh.com.br.
Boa sorte a todos.
junho 21st, 2009 at 10:52
Olá amigo, gostaria de obter informaões sobre a aplicacões do psicotécnico da pm sp, pois estarei prestando o mesmo dia 26/06 se possivel gostaria de saber o passo passo das aplicacões do teste, pois é a primeira vez que presto!!! obrigado!!
junho 23rd, 2009 at 12:40
Amigo pracinha,posso recorrer se for reprovado no psicologico e como deve fazer?
junho 23rd, 2009 at 12:41
queria saber se vc sabe de alguma pessoa q já ganhou na justiça e entrou no concurso de são paulo,aguardo resposta obrigado.
junho 27th, 2009 at 11:30
Pracinha Says: preciso de algum advogado para cuidar do meu caso, recentemente fui contra-indicado pela psicóloga, isso bem antes de sair o resultado, pois o CTSP-BH-2009 está previsto para o dia 10/08/2009, e a psicloga me contra-indicou por causa da minha ansiedade, estou procurando um advogado.
.
relatei meu caso no blog, onde segue o link.
.
http://www.universopolicial.com/2009/01/psicotecnico-recurso-desmedidas.html#comment-form
.
se alguém souber de uma advogado especialista que cuide desses casos eu agradeço, agora teria que ser de BH.
.
meu E-mail :leopmmg@hotmail.com